Biotecnologia Vegetal

Um blogue que esclarece tudo sobre organismos geneticamente modificados...

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Recorde em 2006

No ano passado, Estados Unidos, Argentina e Brasil, foram os três países que mais cultivaram transgénicos. na maior parte, soja. A Índia foi mais longe e triplicou a sua área de algodão transgénico, para 3,8 hectares.
Um grupo de defesa da biotecnologia informa que ficou estabelecido um novo recorde relativo ao número de plantações geneticamente modificadas em todo o planeta, no ano passado. Por outro lado, os críticos dessas produções transgénicas afirmam que os supostos avanços não vão além da criação de variedades resistentes a pragas, não mais nutritivas, e que boa parte da produção foi destinada ao consumo animal, o que minaria a alegação de que a biotecnologia ajuda na luta contra a fome mundial.
Devido às críticas, o grupo Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações Agribiotecnológicas, apoiado pela indústria do sector, apresentou o recorde que vem provar que estas plantações criadas para reduzir o uso de pesticidas podem amenizar a pobreza e beneficiar financeiramente os pequenos produtores.
Desta forma, cerca de 10,3 milhões de agricultores, em 22 países, cultivaram produtos geneticamente modificados em 101 milhões de hectares no ano passado, 13% além de 2005, de acordo com o relatório. Destes, 9,3 milhões são considerados agricultores de subsistência.