Biotecnologia Vegetal

Um blogue que esclarece tudo sobre organismos geneticamente modificados...

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Estudo afirma que milho transgênico proibido em França não faz mal à saúde

Ministro francês deverá prestar esclarecimento sobre proibição à Comissão Europeia

O milho geneticamente modificado produzido pela firma americana Monsanto, cujo cultivo está suspenso na França há um ano, não é perigoso para a saúde. A afirmação consta de um relatório da Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) publicado nesta semana pelo jornal "Le Figaro".

O relatório contradiz outro no qual o governo da França se apoiou para proibir os cultivos da Monsanto.

"A AFSSA considera que os elementos do relatório Le Maho (...) não fornecem nenhum elemento que ponha em dúvida a segurança sanitária do milho transgênico MON 810, produzido pela Monsanto, diz o texto do relatório, que era "mantido em segredo" já que data de 23 de janeiro, afirma o jornal.

Há um ano, França, representada por seu ministro de Ecologia, Jean-Louis Borloo, proibiu o cultivo desse tipo de milho.

Agora, o próprio Borloo deve explicar a posição do governo francês à Comissão Europeia em Bruxelas, pois a Agência Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) já apresentara outro relatório classificando o milho da Monsanto como "saudável para a saúde humana e animal e sem perigo para o meio ambiente".

Poderá consultar a notícia original em http://www.lefigaro.fr/flash-actu/2009/02/12/01011-20090212FILWWW00372-l-afssa-a-toujours-defendu-les-ogm-.php

Notícia retirada de http://www.clicrbs.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&action=noticias&id=2402782&section=Capa