Biotecnologia Vegetal

Um blogue que esclarece tudo sobre organismos geneticamente modificados...

segunda-feira, junho 23, 2008

Nestlé quer flexibilização de regras sobre os OGM

O presidente do grupo alimentar suíço Nestlé, Peter Brabeck, apelou hoje a uma flexibilização das regras da União Europeia relativas aos organismos geneticamente modificados (OGM), para enfrentar a subida dos preços das matérias primas agrícolas.

"Não se pode alimentar o planeta sem os organismos geneticamente modificados", considerou Brabeck, numa entrevista ao diário britânico Financial Times.

"Temos os meios de ter uma agricultura viável a longo prazo", acrescentou, lamentado a falta de empenho político em favor dos OGM.

A oposição da UE aos OGM favoreceu nomeadamente a rejeição desta tecnologia na África, considerou o presidente do gigante alimentar helvético.

"A União Europeia recorreu à pressão política para impedir certos países de utilizar os OGM", prosseguiu, acrescentando que esta atitude "não era forçosamente positiva para a agricultura destes países nem para os respectivos stocks".

Os OGM são "uma das tecnologias mais seguras que alguma vez vimos - muito mais seguros do que os produtos biológicos e ecológicos na moda na Europa", afirmou Brabeck.

O milho MON810, concebido pelo grupo agroquímico americano Monsanto, é a única cultura OGM presente na Europa, essencialmente na Espanha.

Lusa/AO online

Etiquetas: , , , , ,