Trezentas pessoas pedem ao Governo espanhol que proíba cultivo de transgénicos
A medida - tomada dias depois da França ter proibido o cultivo do milho transgénico MON 810, da Monsanto - quer alertar para a "ameaça que representam para a agricultura e para a sustentabilidade" as sementes transgénicas, avança o "El Mundo" online.
Em Espanha existem 75 mil hectares cultivados com milho MON 810.
"Não se trata de um debate técnico, mas tão simplesmente de conservação, saúde humana e ambiente", comentou Liliane Spendeler, presidente da associação Amigos da Terra em Espanha.
"Trata-se de uma tecnologia que está a destruir a biodiversidade, e que nasceu como subproduto da indústria militar. É lamentável que Espanha seja um vector de produção destes cultivos na Europa, quando é um país rico em biodiversidade", disse o investigador do Jardim Botânico de Las Palmas de Gran Canaria, Eugenio Reyes.
O documento pretende promover um debate na sociedade sobre os OGM (organismos geneticamente modificados).
O manifesto foi apoiado por peritos de centros de investigação, universidades, jardins botânicos e de sindicatos e organizações ecologistas.
A decisão do Governo francês baseou-se em relatórios científicos sobre os impactos do MON 810, nomeadamente a impossibilidade de evitar a contaminação a outras plantações, a promoção da resistência dos insectos visados e os efeitos tóxicos sobre outros organismos.
Notícia Público - link: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1316863&idCanal=92
Etiquetas: biodiversidade, cientistas, El Mundo, Espanha, Mon 810, OGM
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home