Dados divulgados
Foram hoje divulgados os dados referentes ao cultivo de milho geneticamente modificado em 2007. Em 2007 serão cultivados 4263,3 hectares: 57,3 no Norte, 488,8 no Centro, 1298,6 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 2368,9 no Alentejo e 50,7 no Algarve (aclamado Zona Livre de Transgénicos).
É evidente a expansão do cultivo de milho transgénico em Portugal.
Os dados recentemente revelados diferem, no entanto, dos dados divulgados relativamente ao cultivo de milho transgénico em Portugal durante 2006. Desta vez são apenas apresentadas as zonas, não especificando concelhos, localidades ou medidas de coexistência.
As organizações anti-transgénicos já contestaram esta nova organização dos dados, bem como a tardia divulgação da informação, alegando que "a data tardia em que a divulgação é feita efectivamente impede medidas de protecção por parte de agricultores preocupados em evitar a contaminação dos seus terrenos e de apicultores interessados em manter o seu mel livre de pólen transgénico". Segundo o Eng. Gualter Baptista, "a informação divulgada é de tão baixa qualidade que não serve qualquer propósito para além de cumprir calendário. O Ministério da Agricultura dá assim provas de grande irresponsabilidade e imaturidade política: por manter o público afastado de informação que lhe pertence, por impedir os produtores de tomar medidas atempadas face aos riscos no seu entorno, e por bloquear o Ministério do Ambiente que se vê assim impedido de desenvolver a sua função de fiscalização."
Independentemente da forma como são divulgados os dados, um facto é bem claro: o cultivo de milho transgénico continua a aumentar em Portugal, triplicando de 2006 para 2007.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home