Biotecnologia Vegetal

Um blogue que esclarece tudo sobre organismos geneticamente modificados...

sexta-feira, junho 22, 2007

Pesticida Desenvolvido

O produto, desenvolvido por investigadores portugueses ao longo de 16 anos, vai começar a ser vendido no mercado internacional. O pesticida é extraído do tremoço.
As vantagens que apresenta face aos seus concorrentes no mercado passam pelo facto de não ser tóxico ou prejudicial ao ambiente e ao homem, mas também por ser muito resistente e eficaz na luta contra inúmeros fungos, ao contrários dos produtos actualmente usados pelos agricultores que têm funções específicas, ou seja, cada um afecta um número reduzido de doenças das culturas.

Entre as doenças que combate estão o oídio, a podridão cinzenta, a antracnose ou a escoriose, estando em estudo o efeito no míldio, disse Virgílio Loureiro.

Como pode ser ingerido pelo homem, evita o cumprimento do intervalo de segurança exigido por lei aos agricultores que usam pesticidas químicos, ou seja, os produtos agrícolas podem ser tratados e de seguida entrar no circuito comercial.
Como fungicida, pulverizado nas plantas doentes, o BLAD pode ser utilizado na agricultura a céu aberto, nos relvados desportivos - como no golfe ou nos campos de futebol -; nas culturas em estufa, onde o ambiente muito húmido e com altas temperaturas é propício à proliferação de fungos; e na agricultura biológica, área onde «a falta de armas contra os fungos é o principal obstáculo ao desenvolvimento» da actividade.
Nos próximos dois anos serão investidos 12,5 milhões de euros na instalação de uma fábrica que vai produzir o fungicida, estando já a iniciar-se uma unidade piloto.

As primeiras quantidades produzidas deverão destinar-se aos EUA, onde a homologação de novos produtos é mais rápida que na Europa e, neste momento, «as maiores empresas de vinhos norte-americanas já estão disponíveis para fazer ensaios de campo» do novo produtos, refere Virgílio Loureiro.