Batatas transgénicas expulsas dos Andes
O International Institute for Environment and Development (IIED) de Londres revelou esta semana que o governo de Cusco, uma província dos Andes peruanos, vai proibir o culivo de todas as espécies de batatas transgénicas.
Esta medida visa impedir a contaminação das batatas nativas por parte das batatas transgénicas ao mesmo tempo que evita a concorrência destas batatas, normalmente mais baratas.
O cultivo de variedades transgénicas em territórios que possuem variedades nativas tem suscitado diversas críticas. São muitos os que defendem a proibição de variedades transgénicas para proteger as variedades locais. Também no México há recomendações para a proibição do cultivo de milho geneticamente modificado.
No entanto há quem defenda que a proibição não é a solução para preservar as espécies tradicionais. Há quem defenda a produção de plantas com incapacidade de criar sementes férteis. Howard Atkinson, da Universidade de Leeds, trabalhou com batateiras estéreis e concluiu que as plantas transgénica esterilizadas permitem "o progresso científico sem que se comprometa o princípio da precaução".
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home